Pages

terça-feira, 20 de julho de 2010

aconteceu o que eu estava esperando

Eu tenho um amigo que eu sempre o achei prafrentex e muito inteligente. Um cara que veio de um lar cristão como eu e que também tem suas dúvidas em relação a deus - mas no caso dele não era por causa da homossexualidade, pois ele é hetero, mas por causa da vida sofrida que ele tinha e que o levou a refletir sobre o cuidado de deus. Mas o que mais me encantava nele era o seu lado de não se importar com o que os outros pensavam ou falavam - pelo menos era o que ele dizia - e por dizer que as pessoas tem que ser quem elas são. Essas palavras dele, levou-me a contar a verdade sobre mim, e fui aceito por ele, e ele acrescentou "nada mudará entre nós".
Antes de vir tomar conta de Reflexo [ele fez uma cirurgia e estou tomando conta desta criança], eu fui convidado por ele para comermos um acarajé e conversar um pouco, e entre um assunto e outro segue este diálogo:
Eu: Quando eu casar, quero você como padrinho.
Amigo: Quero saber de dar meu cu a ninguém.
Eu: Estou te chamando para ser padrinho e não participar de uma suruba.
Amigo: Eu sei, mas eu não posso te dizer que eu iria em um casamento gay e , principalmente, ser padrinho, pois o que as pessoas pensariam? Eu teria que justificar a minha família o motivo, e você sabe que eles são cristãos. Não mesmo. Só se for em outra cidade e longe deles.
Eu: Convite retirado. Eu entendo a sua reação e sei como as pessoas ainda são ignorantes a respeito disso, Amigo. Homem não pode ser amigo de gay pois ele será gay, como homem não pode ser amigo de mulher pois ele provavelmente vai querer transar com ela. Eu sabia que mais cedo ou mais tarde isso aconteceria, e que um dia eu sentiria na pele o que o preconceito pode fazer. Entendo que você é meu amigo, me aceita, mas desde que isso não seja exposto para a sociedade, afentando a sua sexualidade. Respeito sua posição, mas só quero dizer que eu estou tentado conseguir algo longe da Bahia justamente por isso. Eu vou viver longe de vocês, vou tirar cada um que tiver vergonha de mim da minha vida. Você tem o direito de me ocultar por vergonha, como eu tenho o direito de excluí-lo da minha vida por amor próprio. E eu sei fazer isso. Já estou fazendo isso. Matando aos poucos até não sobrar nada aqui.
Amigo: Não é assim - eu o interrompo.
Eu: Eu sou extremista e você sabe disso. Não quero nada pela metade. Nem amor. Mas isso não é extremismo, é apenas sobrevivência. E para eu sobreviver eu vou precisar recomeçar longe de quem eu amo e não me aceita. Apenas recomeçar sem mentiras e sem voltar para Bahia. Nada de visitas no natal, no reveillon ou carnaval. Serei apenas torpedos, e-mails, quiçá, telefonemas. Tchau!

De tudo isso, o que mais me espantou foi como uma pessoa muda tanto. Ele NUNCA se preocupou com o que os outros pensam, mas isso tudo foi na teoria, pois agora vi o quanto ele se importa. Mas se para eu ser feliz eu tiver que deixar todos eles para trás assim eu o farei. Sem medos.
GRITO, GRITO e GRITO!

28 comentários:

  1. Ola, passando para conhecer o seu blog e já me deparo com um post super interessante.

    Concordo com você, devemos ser feliz ao lado das pessoas que nos aceitam como somos e não ao lado de pessoas fúteis.

    Abs ;-)

    ResponderExcluir
  2. Calma, né gente? Às vezes é preciso um tempo pra pessoa se acostumar. A gente mesmo leva um tempo pra se aceitar. Eu mesmo levei uns bons episódios pra não ter vergonha de ver o povo se pegando no Queer As Folk, rsrs. Mas que esse tempo seja apenas o suficiente pra notar se o outro tem interesse ou era falsidade. Porque você merece mais.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Pode ter sido radical, mas eu faria o memso. Imagine quem vive com vc há tempos lhe responder algo do tipo. Eu ficaria desapontadíssimo. Se ele gosta tanto assim de vc, irá voltat a trás e remediar a situação.

    ResponderExcluir
  4. a vida é isso, cortes. E o amigo vira conhecido e algum dia vira um estranho que lembra alguém.

    ResponderExcluir
  5. É triste, realmente, mas é a verdade... Eu como não sou homossexual, escuto os bastidores dos héteros e é desanimador o quanto a minha ala pode ser cruel...

    Sempre que posso eu defendo, tento fazer as pessoas pensarem... Mas ninguém quer pensar.

    Homem hetero, tem mais medo de virar gay ou se percebido como gay do que da própria morte... É algo que não entendo mesmo...

    Muito melhorou para os homossexuais socialmente, mas muito ainda precisa ser mudado...

    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Ainda bem que vc se afastou o quanto eh tempo. Eu tb fiz o mesmo e farei quando ouvir coisa semelhante, pq acredito nas mesmas justificativas que vc usou para com ele.

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. É uma decisão muito difícil essa, bom eu sei que falar é fácil, mas só alguem realmente seguro de sua sexualidade para não se deixar levar pelo que as pessoas vão pensar, para ter amigos gays e mulheres e não se importar com o que as pessoas pensam, ai eu tenho uma raiva disso, mas enfim, não podemos obrigar as pessoas a terem a mesma força ou personalidade que nós temos por enfrentar essa sociedade apenas por sermos nós mesmos... De resto espero que escolha SP uhuuulll, (é sério), vc passa o natal aqui em casa hauahusahuhsa, a gente é pobre mas tem espirito natalino kkkk, falando sério, é bom mudar sim, é bom ter espaço, independencia para bancar suas escolhas, estou contando os dias para fazer isso (literalmente, tipo os caras na cadeia que fazem um risco na parede por dia, hehe)... Aiai, eu esqueço do MSN ahuahuhausa, vou entrar... E ah, feliz dia do amigo!!! Vê se não fica mais tanto tempo sem postar!!! Poxa! :D BjuuU!

    ResponderExcluir
  8. Nossa!
    Eu acho que fez muitíssimo bem e usou as palavras certas sem ofender ninguém. Perfeito!

    Tbm to fazendo isso, excluindo da minha vida pessoas que não me acrescentam nada, ou não dão valor. To vendo que to ficando com muito poucos amigos, mas pelo menos os tenhos por inteiro, como vc diz.

    Sorte pra ti, nessa etapa de fujir da Bahia

    ResponderExcluir
  9. Uma coisa é a pessoa dizer que é tranquila. Outra coisa é a pessoa viver dentro do meio, e achar aquilo tranquilo. A teoria é muito diferente da prática, e já me decepcionei com muita gente que era tranquila na teoria, mas desmoronou facilmente ao vivenciar situações de perto.

    Acho que até dá pra educar, mas cortar pela raíz é muito mais eficiente.

    Beijos Visão.

    ResponderExcluir
  10. #TENSO.

    Então, eu mesmo tenho feito essas praticas, até chegar no restrito grupo de amigos que tenho hoje, e das pessoas que amo tanto que óbvio das quais tu compartilhas lugar!

    Beijao e uma boa sorte!

    P.S.: Amanhã talvez já esteja comunicável de novo.

    ResponderExcluir
  11. Passando pra desejar um ótimo dia do amigo. Aquela dica de leitura é ótima. Li seu post e não quero dizer nada que não seja: a amizade acima de qualquer coisa. Se a pessoa não foi capaz de perceber isso, é porque não era tão amiga assim. Abração!

    ResponderExcluir
  12. Cara, que coisa fudida!
    Nem sei o que dizer, mas que bom que ele se mostrou, mostra que não merece lá muito a sua amizade, sei lá...
    Bem, feliz dia do amigo! xD

    ResponderExcluir
  13. Clpa Clap Clap
    Parabéns meu querido. Você teve coragem de dizer a verdade e mostrar que amigos verdadeiros nunca se importariam como isto.

    Beijos e feliz dia do amigo

    ResponderExcluir
  14. é
    precisa realmente de muita coragem pra isso
    parabéns!

    ResponderExcluir
  15. Qunato tempo você demorou para se aceitar e a romper os seus preconceitos?

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Olá,

    Visão, vai com calma... as coisas não são assim fáceis para ninguém , nem para vc nem para seus amigos e familiares.Se vc sofre preconceito quem te ama sofre tb.E eu acredito que excluir todos e fugir não é a solução para nada.

    1º) Vc é a primeira pessoa a sair do armário?
    2º) Vc é a primeira pessoa a ser cristã e sair do armário?
    3º) Seus amigos e familiares são os únicos a terem dificuldade a aceitar a homossexualidade?

    E a resposta para todas estas questões é um definitivo NÃO.NÃO É.

    Minha familia toda é cristã e no ano passado minha mãe descobriu que seu irmão caçula (ele tem 37 anos) é gay.Vou te falar não foi fácil para minha familia aceitar o que aconteceu, foi um reboliço...mas no final o amor falou mais alto.Hoje em dia, depois que o vento passou, as coisas voltaram ao lugar, não ao mesmo,é claro, eu acredito que melhor.Meu Tio e o seu namorido fazem parte da nossa familia.E nós o amamos mais ainda por sua coragem de ficar e ser ele mesmo.

    Dê tempo para si mesmo e para seus amigos e familiares.

    Bjussssssss meu lindo, e me perdoe pelo texto enorme, fiquei empolgada suhauhuashau.

    ResponderExcluir
  18. Aplausos com louvores querido ... o dia em que eu passei a agir assim tudo ficou mais fácil ... até aqueles q diziam me amar mas não foram capazes de me respeitar foram cortados sem o menor constrangimento ... sabe o q aconteceu? alguns verdadeiros amigos voltaram e se desculparam e nossa amizade voltou com mais força ainda ... não existe amor pela metade ... chega de ignorância e de tutelas ... sou cristão também mas um verdadeiro cristão ... não me venham com este papo de cristão de dogmas humanos q não sabem e q não vivem o verdadeiro amor ... estou me lixando para todos eles ...

    a vida é muito curta querido para perdermos tempo com seres menores ... não abra mão de vc nunca ... ninguém abrirá mão de nada por vc ...

    a eles só não deixo de dar a minha piedade ... mas convivência nunca ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  19. Visão, eu tava na maior aflição, saí correndo atrás de algo para enjoo, tontura ou sei lá mais o que. Depois eu soube que era Labirintite e dramin só serviu para deixar dopado.

    Eu preciso de um entendido em remédios em casa, please, ajuda-me!

    ResponderExcluir
  20. Até comsigo entender o cara, pra falar a verdade. Às vezes a gente que é gay exagera também. A maioria de nós leva anos e anos ou até décadas pra se aceitar, mas sempre quer que os outros nos aceitem de imediato. Normalmente eles até aceitam melhor do que nós mesmos... dê tempo ao tempo. ´
    Fora do mundo virtual, 99% das pessoas com as quais convivo são heterossexuais, tenho amigos religiosos, incluindo dois padres e um pastor evangélico! Nunca tive problemas com eles.
    Posso te garantir que o fato de ser cristão nem é tão problema, minha família é cristã/judia, sou até padrinho de batismo de um sobrinho (mesmo sem ser cristão, mas achei tão bacana o convite que não pude resistir).
    Um abraço, e não vá perder um amigo por causa de algo que pode ser resolvido se cada um respeitar as diferenças.

    ResponderExcluir
  21. Oi querido, eu também acho que, assim como nós próprios, as pessoas que amamos também, às vezes, precisam de um tempo, é um processo. Não sai quebrando tudo não. Bj

    ResponderExcluir
  22. Isso existe?? Hahahahaha!!!! Quebra tudo: conselho de VJ!!!! Hugzzzz!

    ResponderExcluir
  23. Opaa
    Pera lá

    Gostei da sua atitude, é digna de respeito. Aliás, dessa forma, vc impõe o seu respeito ;)
    Mas uma coisa é certa
    Os héteros preconceituosos são preconceituosos pois, a sociedade os condiciona a pensar e agir assim. Preconceito é irracional. As pessoas tem preconceito sim, mas NUNCA é por maldade.
    O que elas precisam é de tempo para mudar os conceitos.

    Não precisa cortá-las definitivamente de sua vida. Isso é extremismo.

    abraço

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    É complicado mesmo as pessoas digerirem certos assuntos.
    Se as pessoas não podem aceitar nosso modo de ser, agir e pensar, melhor se afastar aos poucos.
    Mas é como sempre digo, não precisamos da aprovação de ninguém para sermos felizes.
    Feliz dia do amigo!
    Obrigada pelo carinho.
    Tenha uma noite de paz.
    Com carinho, Lady.

    ResponderExcluir
  25. Você é "CABEÇUDO" ...
    Eu que venho tentando melhorar minha intolerância, vejo da seguinte forma:

    "Como desastre social que sou, inevitavelmente falarei coisas bestas e que eu vão de encontro as minhas opiniões. Por isso, caro amigo... filtre minhas palavras, e acredite... O que eu penso não necessáriamente são palavras que disse, mas um bom senso de ações e ditos".

    Não sei dizer se sou extremista...
    Mas certamente eu sou "ridículo", quem sabe seu amigo também não foi?

    ResponderExcluir
  26. Na teoria tudo é fácil "isso não vai mudar nada entre nós" e no dia seguinte vc está bloqueado no msn do seu tão querido. Vc não foi extremista foi como vc mesmo disse "sobrevivencia" e eu fatalmente faria o mesmo, como já fiz antes.
    Abraçooo e ótimo tema!

    ResponderExcluir
  27. Você fez o correto, o bom que conheceu antes do ocorrido, néam.
    as máscaras tardam...

    ResponderExcluir
  28. Muito bem! Não se trata de extremismo, é simplesmente respeito, respeitar a si mesmo. Se4 não nos respeitarmos, em primeiro lugar, quem mais nos tratará como merecemos?

    Se ele era teu amigo apenas enquanto era cômodo sê-lo, então que amizade é a dele?

    Apoiado!

    ResponderExcluir