Pages

quinta-feira, 22 de abril de 2010

um pouco do meu pai

Macho Alfa, casado três vezes e abandonado pelas mulheres na mesma quantidade de vezes. A ultima foi minha mãe, que ao deixá-lo, mandou-lhe a seguinte profecia: "Os egoístas morrem só". Dono da verdade absoluta, com um grande coração e sempre disposto a ajudar os outros, MENOS AOS FILHOS, a quem, acredito eu, ele delegava a função de suporte as mães ou a qualquer estranho, menos ele.
Quando minha mãe fez-se o favor de abandonar o meu pai[todas o abandonaram] , ela não transferiu nenhuma mágoa que ela sentia por ele para nós, ao contrário, sempre colocou "panos quentes" para esconder o descaso com o qual ele nos tratava. Nas datas especiais e comemorativas, eu e minha outra parte - já falei que eu sou gêmeo? Pois é. Eu sou. - íamos sempre à casa dele, na esperança de receber um presente, um abraço, afinal éramos crianças. Lembro-me de uma vez, dia 12 de outubro, um domingo pela manhã, fomos a casa dele buscar nosso tão sonhado presente, e logo na chegada, encontramos a afilhada dele e o irmão, saindo da residência dele exibindo presentes e dinheiro que ela havia ganhado do dindo[meu pai] dela. Ao entrarmos na casa, pedimos a benção, e perguntamos se ele também tinha comprado nosso presente do dia das crianças. Para nosso surpresa, ele havia dito que sim, abriu o armário e de lá tirou 2 balas e deu uma para cada um de nós dizendo "Já que são gêmeos, presentes iguais. É o que eu posso dar a vocês". Eu peguei a minha bala com toda a dor do mundo, lágrimas nos olhos pronto para ir embora. Já reflexo, que de bobo não tem nada, com o seu gênio do cão, pegou a bala e jogou em cima da mesa seguido das palavras "fica com esta, pode te fazer falta. Vamos embora, Visão, não precisamos disso." Partimos sem presente, sem o sorriso inerente as crianças presenteadas no 12 de outubro.
Essa foi a mais marcante entre muitas que ele fez comigo e com a maioria dos filhos, aliás, duas filhas ele acolheu com amor e deu tudo o que tinha - de dinheiro a amor - e são elas hoje, que não suportam ter que cuidar dele. Não preciso dizer que ele também nunca pagou uma mensalidade de nossa escola e nem um material escolar. Preciso?!
As filhas que ele escolheu[eu quero deixar claro que amo as minahs irmãs e somos muito ligados] ligaram-me ontem pedindo uma ajuda, para que eu fosse dar uma força para cuidar dele - é importante dizer que ele está morando em um Estado diferente do meu - afinal ele é meu pai. Não resisti a chantagem barata, apelativa e sem sentido e disparei: Irmã... [pausa para reestruturação]... Não tenho obrigação moral nem cívica alguma de cuidar de seu pai. Isso mesmo o que você ouviu. Há alguns anos atrás, eu o recebi em minha casa, acompanhei todo o tratemento até a cirurgia dele, sustentei ele com comida e casa, dando amor e carinho a ele, e quando ele melhorou, falou em alto e bom som "EU VOU PARA ONDE ESTÃO AS MINHAS FILHAS, PORQUE SÃO AS ÚNICAS QUE PRESTAM, OS OUTROS SÓ QUEREM ME EXPLORAR". Aquela foi minha última tentativa de aproximação com ele, pois durante todos aqueles longos 3 meses, eu esperei que ele visse que, mesmo não recebendo cuidado nem carinho dele, eu dei tudo o que eu tinha de melhor a ele, perdendo minhas noites com ele, enquanto dividia meu tempo entre trabalho e estudo. Então, que ele apodreça sozinho e morra sozinho, pois de mim, nem uma ultima palavra. Para mim ele morreu há 3 anos atrás e já não me importa o que aconteça.
Depois de um tempo, ela concordou com tudo o que eu disse e que entendia o que eu estava sentindo, mas que eu deveria lembrar que ele, acima de qualquer coisa, era meu pai. Ainda falou que eu preciso aprender a perdoar. Não suporto este laço que me liga a ele, sufoca-me na mesma proporção que ter meus irmãso me faz bem, aliás, nem acredito que, só pelo simples fato de termos o mesmo sangue, signifique que ele e este elo seja eterno, e não possa ser interrompido. Acredito nos laços que eu crio com a convivência, com o cuidado e respeito mútuo. Embora eu não possa deixar de ser seu filho biologicamente nem juridicamente, em meu coração, ele deixou de ser meu pai há muito tempo. Eu tentei criar um elo entre nós várias vezes, mas ele fez questão de quebrá-los sempre, e não será agora, em seu leito de morte, sem o menor esforço dele, que eu vou voltar a tentar criar algo que irá me machucar ainda mais. Não tenho vocação para masoquista. Como profetizou a minha mãe "Os egoístas morrem só".

11 comentários:

  1. Po, Visão...sofrimento, hein ! hehehehe
    Olha cara, pelo que vi você não tem um sentimento forte com o seu pai (não quer dizer que não tenha nada..), eu no seu lugar, não ligaria pra ele, mesmo morrendo, sei que parece desumano, mas pocha uma pessoa que vc ama e só te humilha, não merece o seu carinho. Por outro lado se vc não ajudar será desumano e se ele venha a falecer você pode até se sentir culpado. Ou seja você está em uma sinuca de bico, pense mto mesmo antes de tomar qlqr decisão, mas eu no teu lugar deixaria ele morrer a mingua...
    ABs

    ResponderExcluir
  2. Perdoar só é fácil quando os outros devem fazê-lo. Poupe-me! Meu pai eh mara, mas se souber que sou bee ele me mata - ou morre. Mas nem sei dizer o quanto gosto dele. Mas gosto.

    Agora, bateu uma curiosidade óbivia: sua outra parte também é do babado? Ou é o citado em um outro post?

    Bjosmeresponde!

    ResponderExcluir
  3. Seu pai é um babaca! [2] E não fique triste por não ter tido um pai do jeito que vocês mereciam. Porque o azar maior foi dele, com certeza.

    ResponderExcluir
  4. Sabias palavras de sua mãe...

    Não sou entusiasta da supervalorização das pessoas por laços sanguíneos. Relevar tudo, esquecer tudo, só porque é um parente próximo. Se não há respeito, não há consideração, porque você tem que devolver isso?

    E também tenho a mesma dúvida do Caju. E o reflexo é do babado? Pergunta a caráter acadêmico, para comprovar uma estatística...

    Beijos Visão!

    ResponderExcluir
  5. @Raspante - Eu não vou sofrer por abandoná-lo, ele tem dinheiro e tem quem cuide dele, embora não há uma enfermeira que suporte trabalhar com ele. Em uma semana ou menos pedem demissão. Por isso as minhas irmãs alternam no cuidado direto com ele. O que me dá forças para fazer isso é a distância, pois, talvez, se ele estivesse próximo, cuidaria como se cuida de um estranho. Apenas sentimento humano de ajudar o próximo. Não o perdoei e nem vou perdoar alguem que não pediu perdão. Não sou divino.E já disse e repito, se eu fosse Jesus, descia da cruz e destruiria todo mundo.Beijos!
    @Caju e Lobo Cinzento - Reflexo nunca foi do babado: digamos que ele, diferente de mim, nunca foi muito sentimental, embora hoje eu me considere mais forte que ele. Ele é casado há 10 anos, tem um filho de nove, e nem sonha sobre a minha sexualidade. Embora sejamos gêmeos, ele não está em evidência em minha vida. Nos amamos, e embora eu seja cético, na maioria das vezes, somos tão ligados, que sentimos quando o outro está doente ou com algum problema, mesmo morando distante. Medo disso.

    ResponderExcluir
  6. Edu e M* - Meu pai é um babaca[3]e acho que ele tem muito orgulho disso. E o pior eu não contei: pelo fato de eu ter conseguido, mesmo sem a ajuda dele, dá um UP em minha vida, tudo graças ao esforço de mamis, ele fala com todos os amigos que eu trabalho "em tal lugar", que tenho um cargo de confiança e do orgulho qeu tem de mim. Ele só esquece de contar que devo tudo isso a minha mãe. Deixa subentendido que ele me ajudou.Sabe o que me deu vontade de fazer? Ligar para ele e falar "LEVA ISSO PARA O INFERNO: SABE TODAS AS MULHERES QUE EU PEGUEI? TUDO FACHADA. NÃO SOU O GARANHÃO DE QUEM VOCÊ OUVE HISTÓRIAS, SOU GAY. LEVA ESSA PRO INFERNO. BEIJOS."

    ResponderExcluir
  7. Eu nem posso imaginar a dor que sente, meu caro, eu também tenho um pai que desapareceu no mundo depois de todos (mãe, irmã e eu) o abandonarmos, por diversos motivos. A diferença entre nós é que ele sumiu mesmo, nunca voltou, nem ao menos para saber se ainda estávamos vivos, contudo também ao menos para pedir. Não sei, sinceramente, qual das situações causa mais dor. Desejo apenas muita força para ti, precisando desabafar é só gritar. Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Obrigado, Rê, estou gritando. A dor agora não é do abandono, e sim ser visto como o CARA RUIM, por não querer cuidar dele. Mas eu já superei essa parte também. Estou ignorando a todos que tocam no assunto e já pedi a minha mãe para não me amnter atualizado a respeito da saúde dele.

    PS: minha irmã me disse que ele tirou um pedaço do braço dela com um beliscão. eu ri.

    ResponderExcluir
  9. Amigo, laços sanguíneos não no obrigam a gostar e amar ... amar é algo que nasce e é cultivado ao longo da vida com carinho e afeto. Por isto estou com vc em suas posturas. Não tive esta vivência mas imagino a sua mágoa e a sua dor. Se ao menos agora, no momento final ele se mostrasse humilde e reconhecesse os seus erros para com vcs e pedisse perdão com verdadeira sinceridade ... mas nada ... mantém o seu orgulho de merda e ainda continua a agredir ... me poupe né?

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  10. Exatamente, Paulo, hoje eu conversando com a minha mãe, ela disse que, além de falar que os egoístas morrem só, ela acrescentou que ele viveria 100anos para pagar tudo o que deve. Se as profecias se cumprirem, ele ainda tem muito o que viver.
    Tow nem ai.
    Obrigado pelo apoio.
    bjux

    ResponderExcluir