Pages

sexta-feira, 21 de maio de 2010

medicina

Eu perdi o meu encanto com a medicina mais uma vez, e agradeço por ter tomado a sábia atitude de fugir deste caminho tortuoso. A minha decepção começou quando eu via os inúmeros casos de pacientes e acompanhantes processando os médicos. Eles dizem "não é por dinheiro, é por justiça", mas no final, o que querem mesmo é obter lucro com a morte do ente "querido". Tudo bem que alguns médicos erram grosseiramente [já testemunhei vários erros], mas nem todos fazem isso, e quando erram, foi tentando fazer o melhor pelo paciente. Quando eu caminhei nesta área profissional, aprendi uma que o paciente vai com dois objetivos a um hospital: melhorar e provocar a demissão de alguém.
Já vi grandes médicos serem processados por erro médico, sem nem ao menos ter culpa, mas a "justiça" [quase sempre cega] ficar ao lado dos familiares que não economizam no choro. Tenho um exemplo na minha vizinhança, quando um médico conceituado, com o qual eu estava aprendendo a arte da cirurgia geral, havia solicitado uma urgência no internamento dele devido a perfuração no estômago causado em uma endoscopia causando uma hemorragia interna. Como estavam no consultório, ele deu a solicitação e pediu a família para levar com urgência ao hospital, sem explicar o motivo. mas os familiares resolveram levar o paciente para casa, dar comida, arrumar as malas, e quando o paciente entrou na emergência já estava em choque hipovolêmico e morreu. E sabe o que aconteceu no outro dia? Os familiares estavam na rádio dizendo que o médico matou o pai , marido, tio, avô deles.
Desse dia em diante decidi que, se depender de mim, nunca vou cuidar de filho da puta nenhum. Larguei a profissão, o desejo de fazer o melhor para o mundo, e fui dedicar a minha vida a algo que eu não tenha que me comprometer com a vida de ninguém.
Estou falando isso, só por causa de um episódio de Grey's Anatomy, em que a paciente morreu, e o marido dela voltou lá e saiu matando todo mundo, em nome de uma tal justiça. A mulher estava morta, ela tinha solicitado que era para desligar o aparelho por não querer viver como vegetal, mas ele se recusou. Mas o diretor decidiu por fazer a vontade da mulher. Veio o viúvo com a dor dele, e saiu matando os filhos, pais, irmãos, de outros, e querendo justiça por terem matado uma mulher morta.
Quer saber? Cuidar só do que é meu.
Grito, Grito, Grito!

17 comentários:

  1. Olha só o que me espera pela frente! Bom, eu ainda não me desiludi pela medicina, mas pode ser porque seja muito novo ou pouco experiente. Enfim, espero que não me decepcione, muito embora eu também viva me preocupando com meu futuro, em qual especialidade os médicos são mais processados, encanações, tudo porque as pessoas estão pouco se lixando do esforço que é fazer medicina. Tudo isto é um desrespeito.

    ABraço!

    ResponderExcluir
  2. tenho uma profunda adimiração pela medicina e já falei isso varias vezes ao "Tres Egos" que comentou acima.

    Sabe Tato é complicado isso. Acho que o médico deveria ter o dom de abstrair esses perrengues da profissão e seguir em frente. Curar, salvar, e dar vida a alguem é muito mais bonito e sublime do que se apegar a problemas mesquinhos como de pacientes e familiares gananciosos.

    Ja soube de gdes erros medicos, inclusive na familia, mas já presenciei verdadeiros milagres de médicos que foram colocados no caminho meu e familiares na hora exata.

    Por isso é complicado dizer que ser medico não vale a pena...qdo se faz o bem, a justiça tarda, mas vem, nem que seja a divina.

    abração...e obrigado pelos elogios que deixou no blog...rs...valeu mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Sou fraco para ver sangue. Mas a medicina é uma área vasta e permite ao profissional escolher uma série de oportunidades que não a cirurgia.

    De qualquer forma, o importante é se sentir realizado.

    Abração.

    ResponderExcluir
  4. Complicado né meu amigo? O que não falta no mundo é mau caráter que quer levar vantagem até com uma tragédia. Parabéns por tido a coragem de fazer essa opção tão difícil.
    Bjux

    ResponderExcluir
  5. Toda profissão em que se lida com pessoas, tem os bonzinhos e os filhos da puta. TODAS. Se a gente sempre focar no que as pessoas podem fazer de mal, a gente não faz nada nessa vida. Imagina, se você deixa de comer tudo que faz mal pro seu organismo? Vai acabar fazendo fotossíntese!

    Beijos Visão!

    ResponderExcluir
  6. Não assistir o episodio de Grey's, mais ouvi alguns comentários...A medicina é arte, dedicação e paciência. Tive até um sonho de ser Médica, mais desistir pelo fato de não ter vida e estudar para sempre sem fim.
    Qrendo ou não erros acontecem , ou pacientes em casos que podem ficam em estado vegetativo sempre , assinam termos para desligar os aparelhos... mais seus familiares nunca entendem, e acabam comentendo erros e muita loucura.

    bjinhos

    ResponderExcluir
  7. A área da saúde é tortuosa mesmo, o sangue frio tem que reinar. Procure uma profissão que te dê no mínimo um conforto, o prazer é raro.
    abraços!

    ResponderExcluir
  8. isto permeia todas as profissões ... não é privilégio da medicina não ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  9. Tô chocado, mas se for o que voce deseja procure uma outra area que se identifique sem dar tantos BOS.

    Eu mesmo amo economia, mas ta foda, cuidar do dinheiro dos outros acaba com a nossa vida! :(

    Abração!

    ResponderExcluir
  10. Não sei se dá para nao se decepcionar com alguma carreira...

    ResponderExcluir
  11. TrÊs Ego - Falo da minha experiência, mas cada um tem a sua, e na verdade foi falta de altruísmo. Boa sorte em sua escolha.

    Rafa - Eu acho a medicina uma linda carreira, mas eu não queria passar a minha vida cuidando da vida alheia e depois vê-la acabar por um acaso do destino.

    AD - Não me realizei na profissão. Pior do que o sangue são os odores dos mais diversos. Uma vez fui cuidar de uma paciente com fase terminal de CA de intestino, ela morreu, e pense a quantidade de secreção purulenta que saiu. Mas nunca tive probleas com isso.

    Wanderley - Gnt inescrupulosa é o que não falta, e não me arrependo de ter abandonado. Bjs

    Lobo - O problema não é só lidar com as pessoas, mas é que o médico abre mão de sua vida para cuidar dos outros. Vivi sem a presença de minha mãe por causa disso: ela vivia tendo cesáreas de ultima hora. Nunca ficava em uma festa e as viagens em família eram escassas. E ela queria me ver médico, embora aceite a minha escolha. Bjs Lobo.

    Bade - Erro acontece, mas no caso do médico, pode custar a vida de alguém. Não queria e nem quero lidar com isso.

    Athila - Eu tenho o sangue frio e sei lidar com as situações mais complexas. Mas fazer disso a minha profissão? NÃO! Abraço

    Paulo - Acontece em todas, mas o erro médico mata ou deixa sequelas. Bjus

    SAM - Já passei por tantas áreas e acabei no Jornalísmo. Sempre gostei de Política e quero fazer minha pós em jornalismo político. Sucesso a nós. Bjs.

    O+* - As carreiras são decepcionantes, mas a de médico é maior. Vc cuida da pessoa e se ela não se satisfazer e não cumprir o que foi orientado resultando em algum defeito, a culpa eh do médico. bjs

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda tenho esperança de que algo possa ser feito... Infelizmente muitas pessoas boas são apagadas por esses profissionais sem ética e despreparados. Admiro muito sua intenção em focar a medicina, temos que des-deusa-los, somos todos humanos, todos. Bjos!

    ResponderExcluir
  13. Acho muito complicado esse lance de médicos e familiares, mas enfim.. odeio medicina.. não sirvo pro ramo, graças a deus! Mas grite sim amigo.. por todos aqueles que não são corajosos pra gritar.

    ~ Até a próxima, obrigado pelo comentário ok?

    *DB*

    ResponderExcluir
  14. Nunca pensei em ser médico, mas acho uma lástima essa modinha de todo mundo fazer medicina. E esses, sim, o fazem por simples status e dinheiro. Vá nas universidades - públicas, de preferência - e você verá o real motivo por que algum jovem hoje quer ser médico. É uma profissão linda, mas poucos compram o compromisso que ela exige.

    E, bem, duvidas quanto à carreira sempre existem. No raso a gente so quer dinheiro, mas no fundo quer eh a realização.

    Ah, n me abandone mesmo naooo. hahahahah
    Beijaooooo!
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  15. lindo aprenda uma coisa!(kkk eu me axando dando conselho) todo trabalho tem responsabilidade pq vc n pode eskecer doke o avó do homem aranha disse : todo poder tem uma grande responsabilidade! kkkk bjs

    ResponderExcluir
  16. Tato, respondendo ao seu comentário no meu blog, fico feliz de poder contar com vc! O carente...rs. E vc tb pode contar comigo, ok?!

    Até mais! Grande beijo!

    ResponderExcluir
  17. Eu já pensei em fazer medicina, por causa de GREYS ANATOMY, eu olho eles, que fico encantado!
    Mas sei que nunca teria saco e estômago para a profissão, por isso já tirei a ideia da minha cabeça! rs
    Mas meu querido, boa sorte na profissão que vc escolher!
    Abs =D

    ResponderExcluir